Você sabia que prêmio e indenização são diferentes na área de seguros?

No dia a dia muitas pessoas confundem o prêmio com a indenização securitária. Já vi muitos casos de pessoas ligarem para a seguradora e solicitarem o pagamento do seu prêmio. Acontece que na área de seguros o termo prêmio não significa a mesma coisa que um prêmio de loteria, por exemplo.

A SUSEP, Superintendência de Seguros Privados, define que o prêmio "é o valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas Condições Contratuais". Ou seja, o prêmio é o valor que você paga à seguradora para contratação do seguro, podendo este ser parcelado ou não, conforme estabelecido no contrato.

Caso o pagamento do prêmio seja parcelado, de acordo com as normas da SUSEP, a não realização de pagamento nas datas previstas "poderá acarretar a suspensão ou até mesmo o cancelamento do seguro, prejudicando o direito à indenização, caso o sinistro ocorra após a data de suspensão ou cancelamento". Neste caso, consulte a advocacia especializada no assunto.

Já a indenização securitária, esta sim é o valor que o segurado recebe da seguradora em caso de ocorrência de um sinistro (evento coberto na apólice).

Em poucas palavras, o prêmio é o valor que o segurado paga à seguradora, enquanto que a  indenização é o valor que ele, eventualmente, receberá dela.

 

 

Ainda não há nenhum comentário.

Deixe um comentário