Palestra no CAOIC sobre manutenção de implante coclear

No dia 12/08/2017 realizei uma palestra sobre manutenção de implante coclear pelo plano de saúde e pelo SUS no 9º Fórum sobre deficiência auditiva e implante coclear - CAOIC.

O tema da palestra é de extrema relevância para os usuários de implante coclear, tendo em vista que eles precisam de manutenção e substituição de peças após a realização da cirurgia, seja ela realizada pelo plano de saúde ou pelo SUS,  para manter a sua saúde auditiva. Quando me refiro à saúde auditiva é preciso ter em mente que não se trata apenas de um dispositivo eletrônico, mas sim algo que faz parte da pessoa! O aparelho é seu sentido auditivo!

O CAOIC já existe há nove anos e foi criado por um casal, Andrea e Julio Alvarez,  que tem um filho com deficiência auditiva e é usuário de implante coclear. Após a realização da cirurgia de seu filho, o casal iniciou um trabalho voluntário para auxiliar outras famílias que estavam passando pela mesma situação. O evento conta com um ciclo de palestras de profissionais da área e depoimento de usuários e é voltado para ajudar aqueles que têm dúvidas sobre deficiência auditiva e o mundo do implante coclear.

Imagem fornecida pelo CAOIC

Esse ano, além da palestra com informações jurídicas sobre a manutenção do implante coclear,  o fórum contou com a participação do otorrinolaringologista Dr. Arthur Castilho, que falou sobre o diagnóstico da deficiência auditiva e a intervenção nos primeiros meses de vida, da fonoaudióloga Márcia Kimura, falando sobre a reabilitação auditiva e do pediatra antroposófico Dr. José Carlos Neves, falando sobre a intervenção e o acolhimento da criança no ambiente escolar. Além disso o evento teve os depoimentos dos usuários de implante coclear Walter Jr. Kuhne e Lak Lobato.

 A Lak Lobato é publicitária e autora do blog Desculpe Não Ouvi que fala sobre deficiência auditiva e implante coclear.  Atualmente ela está realizando uma campanha para publicar um livro infantil voltado às crianças implantadas. O projeto é lindo! O livro apresenta uma personagem que é uma menina implantada e fará com que as crianças com deficiência auditiva tenham alguém com quem se identificar. Click aqui para conhecer mais sobre o livro infantil.

Para aqueles que não puderam assistir à minha palestra, eu pretendo em breve publicar um artigo sobre o tema. Enquanto isso se você tiver alguma dúvida, entre em contato pelo meu e-mail: contato@mariannegolden.com.br

Ainda não há nenhum comentário.

Deixe um comentário